sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Reflexão do Milho de Pipoca


Penso que Deus em sua infinita bondade, e em especial ao longo destes 15 anos de grupo jovens magnificat fez de nossas velhas vidas um novo renascer a cada encontro.

E por causa disto, fomos que transformados como “milho de pipoca”, que ao passar pelo fogo transforma-se para sempre; sem imaginar que ela a pobre pipoca, fechada dentro da panela, cada vez mais quente vai ter que morrer para conseguir uma nova vida.

E assim, acontece com a gente; as grandes transformações surgem quando passamos pelo fogo, mas não o de uma panela de pipoca tradicional, e sim aquele onde Deus e o Espírito Santo nos forjam; dando-nos a graça de nunca mais sairmos do mesmo jeito que entramos, como que uma arte mágica, que faz de nós pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosa; refletirmos por si mesmos, que na maioria das vezes o nosso jeito de ser nem sempre é o melhor jeito de ser.

E quando é que nos damos conta disto? Na maiorida das vezes é quando a vida nos lança uma situação que nunca imaginamos que iríamos passar, podendo ser fogo de fora: quando perdemos um amor ou até mesmo alguém que queríamos bem; ou pode ser fogo de dentro: por medo, ansiedade, ou causas que até então ignorávamos.

Ou você imagina que se a pipoca soubesse de antemão que o fogo a transformaria em algo completamente diferente, que nem ela mesma nunca havia sonhado, ou que aquilo de que ela é capaz só o é pelo poder do fogo, com certeza a grande transformação aconteceria como que um bum!

Mas como isto é possível! Sairmos como que de dentro de nossas cascas duras, fechados em si mesmos, sem sequer poder imaginar o que de diferente está sendo preparado para nós? A única resposta que poderíamos dar, e devemos é: este é o verdadeiro mistério de fé. Algo que não pode ser imaginado e compreendido aos olhos humanos, mas que aos olhos de Deus está sendo derramado em forma de graças para os que depositam sua confiança nele.

Autor: Elias Franciozi

Nenhum comentário:

Oração do Magnificat (Lc 1, 46-56)


Minha alma glorifica o Senhor, 
Meu espírito exulta de alegria
Em Deus, meu salvador, 
Porque olhou para sua pobre serva. 
Por isso, desde agora, 
Me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, 
Porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso
E cujo nome é Santo. 
Sua misericórdia se estende, de geração em geração, 
Sobre os que o temem. 
Manifestou o poder do seu braço, 
Desconcertou os corações dos soberbos. 
Derrubou do trono os poderosos
E exaltou os humildes. 
Saciou de bens os indigentes 
e despediu de mãos vazias os ricos. 
Acolheu a Israel, seu servo, 
Lembrado da sua misericórdia, 
Conforme prometera a nossos pais, 
Em favor de Abraão e sua prosperidade, para sempre.