sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Pedido de Oração

Irmãos;

O Grupo de Oração Magnificat, se reúne todos os sábados a noite, para louvar e adorar a Deus. Desde o último final de semana, nos propomos a fazer no mínimo 15 minutos de adoração ao Santíssimo Sacramento e estamos a disposição para colocar seus pedidos de oração aos pés de Jesus.
Você que não pode estar presenta junto conosco, deixe seu pedido de oração nos comentários, que iremos rezar por você e toda a sua família.

Fique com Deus.

O que significa Halloween

Dia 31 de Outubro, véspera do dia de finados (dia de todos os santos), é comemorado o Halloween ou também conhecido como dia das bruxas.
Como todo brasileiro gosta de imitar o que é feito em países ricos, esse é mais um costume herdado e que com o passar dos anos está sendo difundido cada vez mais.
Abaixo estou trazendo alguns links do site da Comunidade Católica Shalon, explicando o que representa e de onde surgiu esse dia.



Bom proveito e não esqueça de deixar o seu comentário.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Jesus não desiste de nós.

Lucas 13, 31-35.
Nesse evangelho o Senhor vem falar de Jerusalém e sua conversão, mas podemos com isso trocar Jerusalém pelo nosso próprio coração e nossa vida. Mesmo ameaçado de morte por Herodes, Jesus não quis abandonar Jerusalém e é assim que ele faz com nós. Mesmo quando pecamos, mesmo quando O ignoramos, Ele nos ama e está ao nosso lado.
Até quando desistimos dele e abandonamos a nossa fé, ele vem com seu amor e sua misericórdia nos carregar no colo,  sem percebermos
Senhor, obrigado por pelo Seu infinito amor, por todos aqueles momentos em que eu te ignorei, mas que mesmo assim não desistiu de mim. Obrigado Senhor por mais um dia de vida que tu me destes e que a parir deste dia eu não esqueça sequer um minuto, do quanto o Senhor sofreu na cruz para me salvar.

Amém.

Deixe seu pedido de oração nos comentários.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Decisões tomadas na oração.

No evangelho desse dia, Lucas 6, 12-19, nos é narrado a escolha dos doze apóstolos, assim como também a igreja comemora o dia de São Simão e São Judas Tadeu.

Mas o que quero falar hoje é com relação as nossa decisões. Todos os dias e a cada momento de nossas vidas, precisamos tomar decisões sobre várias coisas. Decisões no trabalho, decisões na nossa família, o que iremos comer hoje, quanto iremos gastar, até mesmo a minha decisão com relação ao meu pecado, que não é mais forte que eu se confiarmos no Senhor e por isso, se torna uma decisão puramente minha se vou pecar ou não.

Mas a questão é a seguinte. Até Jesus, quando precisou tomar decisões importantes, parou e rezou. Mas no Evangelho de hoje não diz que Ele ficou 10 minutos rezando, mas que passou a noite inteira em oração, para poder tomar a decisão da escolha dos apóstolos.

Se Jesus o filho de Deus ficava a noite inteira rezando para tomar uma decisão, quanto mais nós precisamos rezar para saber o que fazer de nossas vidas.

Senhor, venho nesse momento te pedir perdão, por toda a minha preguiça de rezar, pelo sono que foi mais forte e também pelas vezes que perdi o sono, pensando no que fazer para resolver uma determinada situação e não rezei pedindo a Sua luz.

Senhor, que eu aprenda a partir deste dia, tomar todas as minha decisões conforme o Seu Espírito Santo e que eu não fique quebrando a cara, descobrindo coisas que nunca iriam dar certo.

Amém.


segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Educados pelo Exemplo

Não sei dizer qual o motivo de estar escrevendo sobre esse assunto, educados pelo exemplo, mas veio em minha mente a minha própria educação, o quanto sou parecido nos meus atos aos meus pais.
Não quero aqui escrever um post sobre como os pais devem educar os seus filhos, pois ainda não sou pai e com isso não tenho a experiência necessária, mas quero escrever como um filho e ai eu posso dizer que tenho alguns anos de experiência.
Assim como diz na bíblia, é muito mais fácil encontrar defeitos nas pessoas ao meu redor do que os meus próprios, então prestando atenção nelas, eu pude ver o quanto cada um foi educado pelo exemplo dos seus pais.
Já vi exemplos ruins, de filho dizendo ao pai que ele não merecia respeito e esse mesmo pai, falando da mesma forma para com sua mãe. Assim como também vi exemplos bons, de pais firmes na oração levarem a família inteira com a mesma fé para a igreja.
E ai eu fico pensando, quantas vezes falei alguma coisa para minha namorada, noiva, etc, e ela me disse que eu não precisava ser tão grosseiro, sem eu perceber que o tinha sido. E que depois de um tempo, percebi que meu pai tratava a minha mãe da mesma forma.
Agora para as meninas, quantas mães falam para elas que os homens são todos iguais?
A educação pelo exemplo está e esteve presente em todos os momentos da nossa infância e acredito que na juventude e vida adulta também.
Um exemplo banal, mas eu não jogaria lixo no meio da rua de jeito nenhum, exemplo dos meus pais, e quanta gente faz isso com naturalidade?
O que será daqueles filhos de pais ausentes, que deixam as crianças serem educadas pelos exemplos da televisão, novelas, filmes, etc? Perdem completamente a noção da educação que seus filhos tiveram. Mas como prometi que não falaria como pais devem educar seus filhos, vou deixar esse assunto para outro momento.
Que o Senhor passeie por toda a nossa vida, pelos momentos que nos marcaram, que fomos educados por exemplos ruins, e que lá no nosso passado Ele possa agir, transformando a nossa educação errada pelo Seu exemplo de amor. Restaurando todo o nosso passado e tudo aquilo que vem nos prejudicar no dia de hoje e que sem percebermos é levado de geração em geração.
Senhor, venha quebrar essa corrente, para que sejamos livres, livres para o Seu amor.
Amém.

sábado, 25 de outubro de 2008

Estudo revela o que pensam os jovens

Um estudo feito na Alemanha, revela o que pensam os jovens alemães. A grande maioria disse que o visual e a internet são considerados importantes  e apenas uma minoria se interessa pela Igreja.
Muitos alegam que, apesar de existirem grupos de jovens, a Igreja católica ainda é muito retrógrada. 
Os jovens que ainda participam da Igreja e a consideram importantes para sua vida, são aqueles que vieram de famílias cristãs e participantes.

Para verificarem a matéria completa acessem o site: http://www.dw-world.de

Será que a nossa sociedade está fadada ao ateísmo? Porque, se uma pequena parcela que ainda participa da Igreja vieram de famílias atuantes, o que podemos dizer das familias que estão cada vez mais desestruturadas e que acham isso o máximo, pois são iguais as novelas?
De alguma forma não estamos fazendo nada para mudar esse quadro, e estamos deixando a televisão formar as nossas mentes.
Isso não é uma briga política e muito menos uma briga por prestígio e ideologias, mas queremos que as pessoas conheçam o verdadeiro sentido da vida, que é o amor e que só pode vir de Deus.

Quanto sofrimento pode ser evitado se entregarmos a nossa vida para o Senhor?

São essas pesquisas que nos mostram o fim dos tempos. Sejamos perseverantes, pois a vinda do Senhor está próxima.

Fiquem com Deus.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Evangelho de Lucas 12, 54-59

Neste evangelho, Jesus falando as multidões e chamando de hipócritas, diz que vós sabes interpretar os aspectos do céu e da terra, se referindo a uma previsão do tempo, mas não sabeis interpretar as coisas presentes.
E realmente Ele tem razão, como é dificil enxergarmos o Senhor em nossas vidas, como é dificil ver o Senhor naquele colega de trabalho que nos incomoda e que dá vontade da dar-lhe um cascudo, como é dificil ver o Senhor naquele mendigo que nos vem pedir um trocado. 
Senhor, que neste dia, possamos ver muito além do que aquilo que passa na frente do nosso nariz, que possamos reconhecer a Sua glória e a Sua misericórdia no decorrer deste nosso dia. Que a partir deste dia possamos apreender a te reconhecer em tudo o que acontece em nossas vidas.
Que Maria interceda por nós e nos ensine a estarmos sempre com os olhos voltados para o Senhor, para que no decorrer de nosso caminho não nos desviemos para o mal.

Amém.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Não vim trazer a paz e sim a divisão

Evangelho de Lucas 12, 49-53.
Continuando os ensinamentos de Jesus aos seus discípulos ele declara: Não vim para trazer a paz ao mundo, mas sim a divisão. 
Essa é mais uma confirmação para quem quiser seguir o Senhor, pegue a sua cruz e carregue. Por algum momento, ou de alguma forma, seremos ou já fomos perseguidos por acreditarmos no Senhor, por seguir seus mandamentos, etc. Já fomos motivos de chacota, ridicularizados e tivemos vergonha de admitir a nossa fé e ai está a divisão que o Senhor nos diz.
Com sua misericórdia, Ele vem nos avisar do que irá acontecer por estarmos seguindo-O e não de uma forma incerta, mas afirma que irá trazer a divisão. 
Mas não se assuste com isso, não desista, pois bem aventurados os que sofrerem perseguições por causa Dele, assim teremos certeza que estamos no caminho certo, louve a Deus, pois estaremos fazendo a vontade do Senhor.

Fiquem com Deus.

Jesus no litoral em Capão da Canoa

Será realizada mais uma edição do projeto, Jesus no Litoral, dessa vez em Capão da Canoa.
Irá ocorrer do dia 27 de Dezembro até 4 de Janeiro de 2009, com muitos Shows, Cristo Fitnes e Evangelização em massa.
Quem quiser participar do evento como missionário, no dia 1° de novembro de 2008 na Catedral São Luiz Gonzaga em Novo Hamburgo, será realizado um curso de formação para preparar os jovens à encarar esse desafio.
Esse é um projeto da RCC nivel nacinal e que nasceu no Paraná.

Mais informações no site: www.jesusnolitoral.com.br

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Evangelho de Lucas 12, 39-48

A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito será exigido. Essas são as palavras que o Senhor nos dá para o dia de hoje. Ele nos pede que tenhamos responsabilidades para com as coisas Dele, que sejamos prudentes e que façamos tudo da melhor forma, como se fosse o nosso último dia aqui na terra e como se esses nossos atos fossem decisivos para irmos ou não ao céu. Não esqueça que um dia você acerta o último.
Nossas crianças e adolescentes, tem sofrido muito com essa falta de responsabilidades que o mundo nos prega, que devemos fazer o que bem entender e aproveitar a vida o máximo possível, pois ela é curta. Muitas crianças recebem o título de super-ativas, eu prefiro chamar de falta de limites, mas isso é um assunto para um próximo post.
Mas voltando as responsabilidades do Senhor, como já foi escrito em posts passados, não há nada que temos em nossa vida, que não tenha sido dado pelo Senhor. Então tudo o que fazemos no nosso trabalho, na escola, universidade, enfim, devemos ter responsabilidades, fazermos da melhor forma, pois assim como o Senhor nos deu, porque Ele quis com sua infinita misericórdia, Ele mesmo poderá nos tirar quando bem entender, assim como a parábola dos talentos. 
Então não se esqueça, faça tudo com amor, com zelo, da melhor forma possível, para que quando o Senhor voltar Ele veja o servo fiel que você foi.

Fique com Deus.

Amém.

 

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Ficai a espera do Senhor

No Evangelho de hoje, Lucas 12, 35-38 o Senhor nos diz: felizes os vigilantes que ficam a espera do seu Senhor. Essas suas palavras são mais uma promessa que o Senhor nos faz, para que estejamos firmes, não nos deixemos levar pela tentação, aguente firme que a sua recompensa virá dos céus.
Em momentos de tanta tribulação, de tanta correria, de compromissos, nosso trabalho, estudos, familia, etc, muitas vezes não nos sobra tempo para o Senhor, não estamos vigilantes. 
Como está o seu dízimo? O seu dízimo não é só a contribuição financeira que você faz para a sua paróquia, mas também os 10% do seu tempo para Deus. Não há nada que você tenha que não vos foi dado pelo Senhor, e isso inclui a sua situação financeira como muito mais a sua vida toda. Contribuimos financeiramente com as obras do Senhor como forma de agradecimento pela oportunidade de um trabalho que ele nos deu, mas e o agradecimento da vida que Ele nos deu, estamos dispondo satisfatóriamente nosso tempo para o Senhor?
Senhor, que nesse dia possamos apreender a sermos mais dóceis para com Seu Espírito Santo, que apreendamos a te servir em todos os momentos de nossas vidas, que não seja só no tempo que dispomos para rezar, mas que durante todo o nosso dia seja um grande momento de oração. Que nosso coração esteja durante todo esse dia em sintonia contigo e que apreendamos a te escutar e a ver as suas obras em todos os momentos desse nosso dia.

Amém.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

XIX Congresso Estadual RCC Rio Grande do Sul

Do dia 17 a 19 de Novembro de 2008, aconteceu em Tramandaí, o XIX Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica e mais uma vez o Grupo de Oração Magnificat esteve presente.
Participamos de momentos incríveis de oração, pregação, cantos e louvor e como não podíamos deixar de lado, registramos alguns momentos, para quem não pode ir ter um gostinho do que aconteceu neste final de semana.



Pregação de Ironi Spuldaro, apresentador do programa Celebrando Pentecostes da TV Canção Nova. Você pode conhecer mais em http://www.ironispuldaro.com.br/
Em uma de suas pregações ele deu testemunho de seu nascimento, em que nasceu muito pequeno passando 3 meses no hospital e estando muito debilitado veio a falecer. Seus pais já tinham até preparado o seu caixão, quando voltou a vida no manto de uma mulher que se vestia de Nossa Senhora Aparecida e rezava pelos doentes. Uma história que emocionou a todos.
Hoje esse seu caixão se transformou em uma capelinha para Nossa Senhora Aparecida.



O congresso foi animado pelo Luiz Carvalho da Comunidade Recado, canções que tocaram o nosso coração. No sábado a noite foi o momento dos Shows, onde alguns ministérios de música do Estado estiveram presentes, finalizando com a Comunidade Recado, animando as pessoas que ficaram até tarde.



E isso é o que tínhamos para compartilhar com todos que não puderam estar presentes, fiquem com Deus e até a próxima.



sábado, 18 de outubro de 2008

A minha confianca vem do Senhor

Vivemos a nossa vida, somos donos do nosso nariz, fazemos o que bem entendermos, o Senhor nos deu o livre arbítrio, mas em todos esses momentos eu posso afirmar - a minha confiança vem do Senhor.
Crise financeira internacional, falta de crédito, bancos Americanos e Europeus quebrando, a montanha russa das bolsas de valores, apesar de tudo isso, a minha confiança vem do Senhor.
Desemprego, contas atrasadas, não sobra dinheiro para nada, mas a minha confiança vem do Senhor.
Tragédia, doença na família, ninguém se entende, só existe brigas e no meio de tudo isso a minha confiança vem do Senhor.
Vivemos num mundo em que precisamos de dinheiro sim, precisamos planejar o nosso futuro sim, precisamos cuidar de nossa saúde, nossa carreira profissional, e para tudo isso o Senhor nos deu a inteligência. Precisamos fazer o possível para que o Senhor faça o impossível e para isso a minha confiança vem do Senhor.
Porque será que nos desesperamos quando as coisas saem do nosso controle? Porque mesmo sabendo que a minha confiança vem do Senhor eu realmente não confio no Senhor?
Isso é muito simples, experimente deixar o seu carro com as portas abertas estacionado em alguma rua, se você estiver sentado ao lado dele terá toda a confiança que niguém irá roubá-lo, mas se distancie um pouco para ver no que acontece, bate aquele desespero. É isso que fazemos com o Senhor, o pecado nos afasta da graça do Pai e conseguêntemente da sua segurança, faça a experiência da confissão que verás o quanto a sua confiança virá do Senhor.

Deixe seu comentário.
Amém.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

O ENIGMA DA RELIGIÃO

 Querendo ou não, somos, em parte, o passado que herdamos. E a palavra Deus desempenha um papel crucial nesta estruturação.

Na religião, Deus é o símbolo para a resposta à pergunta. O que o homem declara acerca de Deus, ele na realidade afirma acerca de si mesmo. Se a religião é um espelho, Deus é a imagem que o homem, neste ato de transcender-se projeta de si mesmo. Pode se assim dizer: que o homem criou Deus a sua imagem e semelhança.

Em conseqüência, ele atribuiu uma realidade separada e autônoma a Deus, como se Ele fosse um objeto em si; porém, Deus é o diário onde o homem registra os seus mais altos pensamentos e sentimentos, o álbum genealógico onde inscreve o nome das coisas que lhe são mais caras e sagradas.

Se assim fosse, a religião seria nada mais que uma fantástica criação da mente humana, totalmente destruída, porém a linguagem da religião está na sua própria significação uma expressão de um objeto a um tempo interior e universal; a religião é a imagem enigmática que a essência do homem, pode a vir a ser no futuro, e que dirige ao homem no presente. É o homem que compreende e interpreta o mundo e por meio deste ato o constrói para si.

 Para entendermos o enigma da religião devemos recorrer para a tradição profética do velho testamento, (o símbolo Deus), que remete o homem a uma experiência de libertação; (Deus faz possível a liberdade num mundo onde liberdade é objetivamente impossível), isto significa que o homem precisa fazer uma experiência do seu cativeiro de pecado para um futuro aberto – chamado Deus que morreu para nos salvar, afim de que o homem não envelheça e morra, mas tenha a plenitude eterna. O que precisa ser compreendido aqui é que, onde quer que exista a esperança, ali existe a religião, porque ai se revela a nostalgia, o Reino de Deus.                                    

                      Autor Elias Franciozi a família Magnificat

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

A Minha alma glorifica ao Senhor

A minha alma glorifica ao Senhor e meu espírito exulta de alegria em Deus meu Salvador.
Como eu posso dizer que meu espírito exulta de alegria se a minha alma não glorifica ao Senhor?
Quanto tempo faz que eu não agradeço ao Senhor as maravilhas que Ele tem feito na minha vida? Quanto tempo faz que eu só fico resmungando e reclamando que tudo dá errado para mim? Não pense que o Senhor não tem feito nada na sua vida, garanto que Ele tem feito e muito. Passe alguns minutos do seu dia pensando no seu passado, das coisas que aconteceram de boas, das coisas ruins, daquilo que aconteceu como você queria e aquelas coisas que não foram exatamente como você imaginou, que você verá que de alguma forma o Senhor estava por perto, de alguma forma Ele não quis que as coisas acontecessem como do seu jeito, mas do jeito Dele e que no final serviram de grande amadurecimento. 
Imagine o que você estaria fazendo agora se tal situação não tivesse acontecido, foi ali que Deus agiu na sua vida.
Glorifique ao Senhor com a sua alma que seu espírito irá exultar de alegria, somente Ele pode nos dar a verdadeira alegria em nossas vidas.
Senhor, que nesse dia possamos apreender a Te glorificar, mas com toda a nossa alma, nos momentos bons e principalmente nos momentos difíceis, porque temos a certeza que Tu estas conosco em todos os momentos de nossa vida e por mais difíceis que as coisas sejam Tu já pagastes as nossas dívidas na cruz e a vitória é certa.
Irmãos, façam a experiência da confissão, pois somente estando perto do Senhor é que somos confiantes, mas essa história é para uma próxima oportunidade.
Não se esqueça: "Minha alma glorifica ao Senhor e meu espírito Exulta de Alegria"
Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós.
Amém.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

O espaço sagrado e a sacralização do mundo

     Estes espaços realmente existem, disse o Senhor a Moisés; tira as sandálias de teus pés, porque o lugar onde te encontras é uma terra santa.

            Há, portanto, um espaço sagrado, e por conseqüência “forte”, significativo, e há outros espaços não-sagrados, e por conseqüência sem estrutura em suma, amorfas. Para o homem religioso o espaço sagrado – é o único que é real que existe realmente – o “ponto fixo”, o eixo central de toda sua orientação, pois funda ontologicamente o mundo, e tem um valor existencial para o homem religioso.

            A revelação de um espaço sagrado permite que se obtenha um “ponto fixo”, possibilitando, portanto, a orientação, a “fundação do mundo”. A experiência profana, ao contrário, mantém, portanto a relatividade do espaço.

            O limiar que separa estes dois espaços indica ao mesmo tempo a distância entre os dois modos de ser, profano e religioso. Uma fronteira que distingue o lugar paradoxal onde esses dois mundos se comunicam, onde se pode efetuar a passagem do mundo profano para o mundo sagrado.

            A igreja participa de um espaço totalmente diferente daquele das aglomerações humanas que a rodeiam. Lá no recinto sagrado, torna-se possível a comunicação com Deus: consequentemente deve existir uma “porta” para o alto por onde Deus pode descer a Terra e o homem pode subir simbolicamente ao Céu. O templo constitui, por assim dizer uma “abertura” para o alto e assegura a comunicação com o mundo divino.

            Todo espaço sagrado tem como resultado destacar um território do meio que o envolve, e o torna qualitativamente diferente. Um sinal basta para indicar a sacralidade do lugar. O sinal portador de significação religiosa introduz um elemento absoluto e põe fim à relatividade e à confusão.

            O sagrado é o real por excelência, ao mesmo tempo, fonte de vida e fecundidade. O desejo do homem religioso de viver no sagrado equivale de fato, ao seu desejo de se situar na realidade, de não se deixar paralisar pela relatividade, mas, de viver num mundo real pelo qual o homem constrói um espaço sagrado à medida que ele reproduz a obra divina.

            O momento religioso, o sagrado revela a realidade absoluta e, ao mesmo tempo torna possível a orientação – portanto funda o mundo no sentido de que fixa os limites e, assim estabelece a ordem. Não se faz “nosso” um território senão “criando-o” de novo, quer dizer, consagrando-o.

            A ereção da Cruz equivale à consagração e, portanto, um “novo nascimento”. “Porque, pelo Cristo, passaram as coisas velhas: eis que tudo se fez novo” (II Coríntios, 5:17). A terra recentemente descoberta era “renovada”, “recriada” pela Cruz.

            Ora, se a existência humana só é possível graças a essa comunicação permanente com o Céu. Não podemos viver sem uma “abertura” para Deus. Aqui simbolizada para os cristãos, de Gólgota que constituem a ligação por excelência entre a terra e o céu, feita por Deus, e salvífica por Cristo para a nossa salvação.

                                                                        Autor Elias Franciozi a família Magnificat

terça-feira, 14 de outubro de 2008

A especificidade do fenômeno religioso

Religião é algo sagrado movido por Deus e que não pode ser entendido através de nenhuma ciência.

            A filosofia e a sociologia servem para analisar o fenômeno religioso, mas não para explicá-la. Porque esta age pelo poder de Deus.

            Ao estudar o fenômeno religioso deve-se buscar compreendê-lo enquanto dado religioso, pois corremos o risco de negligenciar a total intencionalidade própria do dado religioso. Só existe uma maneira de se abordar a religião: atentar para os fatos religiosos.

            A experiência que o Homo religiosus pode ter do sagrado tem características próprias, e para entendê-la, o homem assumir um outro status ontológico. Ou seja, a essência do homem deve estar intrinsecamente ligado aos planos de Deus, fazei tudo o que vos disser.

            O sagrado existe no inconsciente do ser humano e pôr isso sempre existiu. Uma força que é dividida em quatro etapas:

A primeira a impotência: “Senhor não leves a mal se ainda ouso falar ao meu senhor”.

A segunda é um todo poderoso superior a mim.

A terceira um estimulante que provoca nos homens ardor e amor impetuoso.

E a última transcende nossa razão é superior a tudo.

            O sagrado é completamente oposto ao profano e digno de um respeito singular; é algo incompreensível que age de forma racional e irracional, é aquilo que da força e a partir desta força se torna sagrado.  O sagrado é o que opera a verdadeira vida, cria tudo e renova tudo. O sagrado é o que nos dá sabor a vida. Viver sem ele é estar no vazio.

            Pelo sagrado o homem descobre que existe uma razão para se viver. Esta idéia de sagrado contém em si a idéia de redenção e imitando um herói, posso alcançá-lo.

            Portanto a realidade última do sagrado está em buscarmos a perfeição, Deus.   

 

Autor Elias Franciozi a família Magnificat

 

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Entendendo a substância Deus

 Como sabemos de Deus tudo procede. Assim tudo é dedutível a partir de Dele. Sua ética está centrada numa nova concepção denominada aqui de substância, que determina todo o sentido. Ou seja, Deus. A substância é aquilo que é em si, e é concebida em si mesma não necessitando de nada porque está na causa e ou razão de si mesma.

No pensamento, a substância Deus, é um ser absolutamente infinito e cheio de atributos, que expressa uma essência eterna e infinita. Portanto, Deus é precisamente a única substância existente, e que sem ela nada pode existir e nem ser concebida. Tudo acontece pelas leis da natureza de Deus, pela necessidade de sua essência.

Deus é a causa imanente, necessidade absoluta, solução de todos os problemas. Um segredo que dá sentido a vida, determinado pela sua divina natureza. Tudo está em Deus; que é uma realidade pensante, por isto, nossa felicidade consiste no conhecimento que nos vem de Deus e o seu amor e misericórdia por nós.

Por fim, quanto mais alguém se esforça, mais chance esta pessoa vai ter de alcançar o útil, ou seja, a virtude; e a razão para encontramos o que há de mais útil para os homens, é o mesmo que Deus querer viver junto do homem, o nosso bem!

domingo, 12 de outubro de 2008

Doce Nossa Senhora

Doce e serena Nossa Senhora, dá-nos hoje a graça de escolhermos o melhor caminho a seguirmos. Ajuda-nos pela tua bem aventurança e humildade a entender e a fazer a vontade de Deus aqui na terra como tu o fez.

Mãe e Senhora Nossa, ensina-nos a escolher Jesus como a resposta certa em nossos momentos de indecisão da mesma maneira que tu aceitaste ser o ventre gerador da salvação. Pedimos-te com humildade, intercedei a Deus por nós.

Dá-nos o mesmo espírito santo que sempre encheu o teu coração de alegria, confiança e discernimento em Deus; para que sejamos em terra, a mesma ponte das virtudes de Deus, como tu o foi, és, e sempre serás.

Mãe dos nossos caminhos; livra-nos das situações enganosas que possam prejudicar o andamento do projeto de Deus em Nós. Mantenha-nos a salvo dos perigos e tormentas. Ajuda-nos o Mãe, há começar uma vida nova com atitude e gratidão plena. Ensine-nos a fazer o melhor a cada dia para limpar a minha mente para melhor ouvir seu Filho; e assim aceitarmos todas as provações com mansidão e paciência.

Não nos deixes lamentar e nos queixarmos sobre as coisas das quais não temos controle. Ensina-nos a buscar em ti a melhor resposta quando as coisas parecerem estar além do meu limite. Mantenha-me forte para que eu possa ajudar também ao meu próximo; e de pé para que eu possa ter palavras de encorajamento para todos aqueles que perderam e não conseguem encontrar o Seu caminho. Ensina-nos a rezar por todos aqueles que são oprimidos e mal compreendidos. Por todos aqueles que não Te conhecem.  Por aqueles que não acreditam.

Eu sei que possamos confiar em ti e que você escuta nossa oração. Continue a nos usar para fazer Sua obra, e a nos abençoar para que possamos ser uma benção para os outros.

Por tudo isto te agradecemos Mãe porque cremos no seu poder intercessor a Deus por nós Amém. 

sábado, 11 de outubro de 2008

Prece a Deus

Querido Deus, agradeço por este dia. Agradeço por ser capaz de me ver e me ouvir. Agradeço por ser abençoado a todo instante e porque Você é o Deus do perdão e da compaixão. Obrigado Deus por tudo que tens feito por mim e que continuas a fazer!

Também Deus, quero que me Perdoes neste dia por tudo que eu tenha feito, dito ou pensado que não era agradecimento a Você. Por isto agora Eu peço Seu perdão.

Por favor, mantenha-me a salvo dos perigos e tormentas. Ajude-me há começar minha vida com uma nova atitude de gratidão plena. Ensine-me a fazer o melhor a cada dia, para limpar a minha mente para melhor poder ouví-lo; para que eu possa aceitar todas as coisas, com mansidão e paciência.

Não me deixe lamentar e me queixar sobre as coisas as quais não tenho controle.

Ensine-me a buscar em ti a melhor resposta quando as coisas parecerem estar além do meu limite. Eu sei que eu posso confiar em ti e que você escuta minha oração. Continue a me usar para fazer Sua obra. Continue a me abençoar para que eu possa ser uma benção para os outros. Mantenha-me forte para que eu possa ajudar também ao meu próximo.

Mantenha-me de pé para que eu possa ter palavras de encorajamento para todos aqueles que perderam e não conseguem encontrar o Seu caminho. Ensine-me a rezar por todos aqueles que são oprimidos e mal compreendidos. Por todos aqueles que não Te conhecem intimamente.  Por aqueles que não acreditam.

Por tudo isto te agradecemos porque acreditamos que você Deus muda as pessoas, as coisas, nossos irmãos e irmãs, nossas famílias e seus lares.

E que estas palavras possam ser recebidas no coração de cada um que as escute para que possamos sanar contigo nossos débitos de corpo e de alma Amém!

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Deserto e tentação

Procurar Deus é ir para o deserto, é estar a sós consigo mesmo; é mostrar o lugar onde não podemos esconder nossas próprias inverdades. É confrontar-se com seu próprio sombrio interior. O deserto é o lugar da proximidade com Deus. “Eu o conduzirei ao deserto e lhe falarei ao coração” (Os 2,16). O deserto nos possibilita entrar no Reino do Céu, pois nos obriga a cravar profundas raízes em Deus, e depositar nossa confiança Nele.  Um constante conflito humano que tem como meta a liberdade interior. Um ardo exercício consciente de calar, a fim de que o coração aprenda a desprender-se daquilo que não lhe permite entrar em contato com a verdadeira fonte interior: Deus. Calar é a arte de estar plenamente presente. É a condição previa para experimentar Deus. Só pela oração e ou (o puro calar) é que poderemos mergulhar no espaço do verdadeiro silêncio; e aí Deus habita!

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Conheces Deus?

      Primeiramente, se queres conhecer a Deus, aprendes a conhecer-te a ti mesmo. Sem o auto-conhecimento corremos sempre o perigo de nossos pensamentos acerca D’ele serem meras projeções. O paradoxo do conhecer Deus está no fato de querermos subir para Deus, à medida que nos rebaixarmos até nossa própria realidade. Para isto, precisamos mergulhar para dentro dos pecados que estão em nós mesmos e, assim encontrarmos no mais baixo a ascensão para Deus, que corresponde à ansiedade originária do homem escondida na alma.

      E Somente o humilde está preparado a abraçar sua terrenidade, sua sombra. A humildade é condição para que a pessoa deixe Deus ser Deus. Quanto mais próximo o homem chega de Deus, mais humilde se torna.

      A humildade é uma obra que ajuda ao homem reconhecer suas fragilidades. O que está em jogo neste exercício é eu ver minha própria verdade em vez de preocupar-me com os pecados dos outros.

      A espiritualidade nos mostra que chegamos a Deus através de uma rigorosa auto-observação e sincero querer, pois Deus deseja se fazer descobrir.

      Assim, o caminho para Deus passa por minhas fraquezas e vai ao encontro delas. Na raiva, devo perguntar-me o que Deus gostaria de dizer com a minha raiva. É possível que eu encontre em minha raiva a criança ferida que está em mim? A raiva pode apontar o caminho para o verdadeiro eu?

      É simples, onde está o maior problema, ali está a maior solução! Onde nos deparamos com nossas fraquezas pessoais é que nos tornamos abertos para Deus. Ele nos educa através de nossos fracassos humanos e de nossos entulhos. Para isto, precisamos auto-suportar-se, e não fugir de si mesmos; o permanecer-em-si é a condição para o progresso humano e espiritual. E eu chamo isto de salvação, o carregar da cruz.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

DIA 8 DE OUTUBRO DIA MUNDIAL DE DEFESA DA VIDA

O primeiro dos valores sociais postos na base da própria sociedade é o da defesa da vida e do direito à vida para cada ser humano, durante a sua existência terrena, desde o momento da concepção até à morte natural.

A sociedade no seu conjunto, opta muitas vezes pelo pratico e não pelo ético (em muitas das  vezes), o dia a dia , faz constatar quanto à vida humana parece ter perdido todo o valor: encontram-se recém-nascidos mortos nas lixeiras, jovens vidas despedaçadas nas tentativas de furto, no trânsito, no trabalho, no abuso de álcool e no recurso às drogas. Depois, há as criaturas suprimidas em âmbitos de vida que fazem menos notícia: recordemos em especial o aborto legal e o clandestino.

Em muitos lugares, a prática do aborto se torna algo como se fosse natural e comum, devido a falta de estrutura humana, espiritual, psicológica e financeira,  leva muitas pessoas de periferias e também aquelas de classe média alta (por vergonha) procurarem como resolução de seus problemas esta pratica desumana e absurda. A resolução disso não é somente a consciência de lutar pela vida, mas ter o entendimento de que  a vida é um verdadeiro presente e querer de Deus. E não podemos tomar o lugar de quem nos fez pois não somos criadores do mistério da vida , somos criaturas de Deus, criados por Ele. 

  Coloquemo-nos, sempre, a favor da vida. Seu preço é inegociável. Defendamos o direito à vida — e, em especial, como ensina a ética  do Evangelho de Jesus Cristo, o direito à vida dos indefesos. Pois, afinal, o mais grave homicídio é o que se comete contra aqueles que sequer podem se defender.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Refletir os labirintos da vida!

            A vida é como um labirinto. No caminho diário podemos nos chocar contra as paredes quando as circunstâncias são difícies, mas é preciso tomar uma atitude positiva e sem desapego; nada conseguimos ficando angustiados, preocupados e nos torturando com os problemas... Para qualquer dificuldade na vida existe uma razão, que escapa do nosso entendimento. Não podemos entender o porquê de tantas paredes; o que importa é que façamos nossa parte, de modo que tudo se transforme há seu tempo. “Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos.” E isto chamamos de Eu! Não importa onde você parou, ou em que momento da vida você cansou; o que importa é que sempre é possível e necessário Recomeçar, dar uma nova chance a si mesmo, acreditar em você de novo. Todos são do tamanho daquilo que vêem, e não da altura que medem!

Autor Elias Franciozi a família Magnificat

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

A entender que felicidade é interior!

            Umas das coisas que mais o homem busca é a felicidade. Afinal, onde será que Deus ocultou a felicidade? A Felicidade não depende do que acontece ao nosso redor, senão do que acontece dentro de nós mesmos. E é medida pelo espírito com que enfrentamos as dificuldades da vida; é muito mais que um estado de ânimo; a felicidade depende exclusivamente de cada criatura. Brota da sua intimidade. Depende de seu interior. Como ensinou o Mestre Galileu: “o reino dos céus está dentro de vós”, não se pode ser feliz até que não decidimos sê-lo; a felicidade nasce do colocar-se a trabalho sem receitas; a felicidade não vem pronta, você é quem faz, por isto busque apenas tesouros imperecíveis a alma.

Autor Elias Franciozi a família Magnificat

 

domingo, 5 de outubro de 2008

Sermos como lápis para Deus!

          Tudo depende do modo como você olha as coisas, você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade. Porém, de vez em quando precisamos parar o que estamos escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado para suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma criatura melhor.

            O lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda aqui corrigir como uma coisa que fizemos não necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça. O que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. “Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você.”

            E por fim ser lápis é sempre deixar uma marca sabendo que tudo que fizermos na vida irá deixar traços; que Deus seja nosso escritor.


Autor Elias Franciozi a família Magnificat

sábado, 4 de outubro de 2008

Santa Terezinha do Menino Jesus.

Na primeira epístola de São Paulo aos Coríntios, o Apóstolo diz que nem todos podem ser ao mesmo tempo apóstolos, profetas e doutores, porque a Igreja é composta de diferentes membros e que portanto, os olhos não fazem o serviço das mãos. Continuei na leitura e encontrei este conselho: “Aspirai aos dons mais altos. Aliás, passo a indicar-vos um caminho que ultrapassa a todos”.(1 Cor 12,31) E explica o Apóstolo como todos os dons, ainda os mais perfeitos, nada são sem o Amor (a Caridade), e como o Amor (a Caridade) é o caminho mais excelente para encontrarmos DEUS. Esta revelação surpreendeu-me e colocou a paz em meu espírito. Agora, com mais tranquilidade, continuo a busca de meu lugar na Igreja, porque quando examinei os membros descritos por São Paulo, não tinha encontrado no corpo místico um lugar para mim. Foi a Caridade (o Amor) que me deu a chave de minha Vocação. Isto porque, se o corpo da Igreja era composto de membros diferentes, não lhe podia faltar o mais nobre e o mais necessário dos órgãos: o coração. Ora, então a Igreja tinha também um coração e este, naturalmente, se abrasava em Amor (em Caridade). E também, não podemos nos esquecer que o Amor (a Caridade), é responsável pelas ações dos outros membros e inclusive, regula a intensidade de suas atuações. Se ele se extinguir, os Apóstolos não anunciariam o Evangelho e nem os mártires derramariam o seu sangue. Desse modo, fiquei finalmente entendendo que o Amor (a Caridade) era o Cofre onde se encerravam todas as Vocações, que o Amor (a Caridade) era tudo, que abrangia todos os tempos e todos os lugares, porque era eterno! Então, no auge de minha delirante alegria, exclamei: “JESUS meu Amor! Encontrei por fim a minha Vocação! “Vocação para Amar!” Sim, encontrei o lugar que me compete no seio da Igreja, e esse lugar fostes VÓS que me destes, meu JESUS querido. Assim, no coração da Igreja nossa Mãe, eu serei o Amor!... Deste modo serei tudo, e assim se realizará o sonho de toda a minha vida”. (pág 260/261)



SOFRIMENTO COTIDIANO

Em certa ocasião alguém disse a Terezinha: "É voz corrente que nunca teve muitos sofrimentos"... A Santa sorrindo, apontou para um copo que continha uma poção de cor avermelhada, e disse: "Vê aquele copinho? Talvez pensem que contém um delicioso e agradável licor: é a bebida mais amarga de quantas já tomei. Pois bem, assim aconteceu durante toda a minha vida. Quem olha para mim e me vê sempre alegre e sorridente, pode imaginar que vivo me extasiando com bebidas deliciosas e delicadas, quando na verdade tudo sempre foi um amargor. E quando digo amargor, não quero dizer que a minha vida foi amargurada, porque me acostumei a viver alegre, embora sentisse os constantes paladares amargos que DEUS permitiu que eu experimentasse, ao longo de minha caminhada existencial”. (pág 282/283)

Dizeres de Santa Teresinha do Menino Jesus – Doutora da igreja e padroeira das missões

Dia 1º de Outubro comemoramos o dia de Santa Terezinha, mas é bom lembrarmos durante todo o mês, o quanto de importância e diferença está Santa fez na nossa igreja .



Nestes 15 anos de grupo magnificat aprendemos a...

Conceituar fé!

            Fé é crer no que não se vê, é perseverar diante do impossível; é às vezes, ter de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação, para isso, devemos nos desprender do pecado que nos causa dor... Enfim, precisamos aprender perdoar! Pois somente livres deste peso, poderemos entender o valioso resultado de uma “RENOVAÇÃO”. Não devemos ter medo dos confrontos... Até os planetas se chocam e do caos nascem às estrelas. De nada adianta pedirmos muros para estarmos seguros, se Deus nos pede confiança. Deus existe e nos conhece, por mais que as circunstâncias mostrem o contrário. Cada um dá o que tem no coração e recebe com o coração que tem.

Autor Elias Franciozi a família Magnificat

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Ai de ti...

Lucas 10,13-16. O Senhor nos ama com seu infinito amor, e por esse amor Ele é Pai e não paternalista, não passa a mão nos nossos pecados mas nos ensina a crescermos e seguir em frente.
E hoje, Ele vem falar para mim e para ti, que já o conhece, já viu seus prodígios serem realizados em nossas vidas e nos diz, "Ai de ti...". Não vivemos na ignorância espiritual, mas já conhecemos o Senhor, não volte atrás, não deixe o Senhor de lado, siga seus preceitos com muita perseverança, para que quando chegarmos no céu, não corrermos o risco do Senhor nos dizer: "não os conheço".
Dons ordinários e extraordinários não nos levam para o céu e sim a nossa vida, o nosso exemplo diário. Pense nisso....

Fique com Deus e não esqueça do comentário.

Reflexão do Milho de Pipoca


Penso que Deus em sua infinita bondade, e em especial ao longo destes 15 anos de grupo jovens magnificat fez de nossas velhas vidas um novo renascer a cada encontro.

E por causa disto, fomos que transformados como “milho de pipoca”, que ao passar pelo fogo transforma-se para sempre; sem imaginar que ela a pobre pipoca, fechada dentro da panela, cada vez mais quente vai ter que morrer para conseguir uma nova vida.

E assim, acontece com a gente; as grandes transformações surgem quando passamos pelo fogo, mas não o de uma panela de pipoca tradicional, e sim aquele onde Deus e o Espírito Santo nos forjam; dando-nos a graça de nunca mais sairmos do mesmo jeito que entramos, como que uma arte mágica, que faz de nós pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosa; refletirmos por si mesmos, que na maioria das vezes o nosso jeito de ser nem sempre é o melhor jeito de ser.

E quando é que nos damos conta disto? Na maiorida das vezes é quando a vida nos lança uma situação que nunca imaginamos que iríamos passar, podendo ser fogo de fora: quando perdemos um amor ou até mesmo alguém que queríamos bem; ou pode ser fogo de dentro: por medo, ansiedade, ou causas que até então ignorávamos.

Ou você imagina que se a pipoca soubesse de antemão que o fogo a transformaria em algo completamente diferente, que nem ela mesma nunca havia sonhado, ou que aquilo de que ela é capaz só o é pelo poder do fogo, com certeza a grande transformação aconteceria como que um bum!

Mas como isto é possível! Sairmos como que de dentro de nossas cascas duras, fechados em si mesmos, sem sequer poder imaginar o que de diferente está sendo preparado para nós? A única resposta que poderíamos dar, e devemos é: este é o verdadeiro mistério de fé. Algo que não pode ser imaginado e compreendido aos olhos humanos, mas que aos olhos de Deus está sendo derramado em forma de graças para os que depositam sua confiança nele.

Autor: Elias Franciozi

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Ser como criança.

Hoje em MAteus 18, 1-5. 10, os discípulos de Jesus perguntam para Ele, quem é o maior no reino dos céus? E o Senhor responde mostrando uma criança e dizendo, se não fores como crianças, não entrareis no reino do Céu. Tenho certeza que todo mundo já ouviu falar disso, que todo mundo já conhece esse Evangelho, mas porque a grande maioria não coloca em prática?
A alguns dias atrás uma pessoa me falou," tu já viu que somente as vovós vão a Igreja, isso é porque estão perto da morte, quando eu ficar mais velho vou pensar no caso". Resumindo, vou aproveitar minha vida agora e quando ficar mais velho eu penso em Igreja.
Mas o Senhor nos convida em viver a vida como crianças, e não sendo irresponsáveis, mas puros de coração. Nascemos perfeitos, mas no decorrer do caminho vamos acumulando porcarias, enchendo nosso coração de pecado e nos afastando de Deus, mas Ele nos dá a chance de voltar para a casa do Pai como o filho Pródigo.
Faça a experiência da confissão, não se esqueça disso, que verás as maravilhas de Deus.
Deixe aqui seu comentário, no que o Senhor tem feito em sua vida mediante a confissão.

Fique com Deus.

Dia do Anjo da Guarda


Hoje celebramos o dia do santo anjo da guarda, aquele que está conosco em todos os momentos de nossa vida. Na sua infinita bondade e misericórdia, ele destinou um anjo para cada um nós. Como negar a imensidão de Seu amor? Como ignorar o fato de que Ele providência tudo para nosso bem, demonstrando a cada instante sua misericórdia infinita e seu AMOR...........
Que neste dia cada um de nós reze e interceda por seu anjo da guarda........São Miguel Arcanjo rogai por nós! 

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Quem segue Jesus não olha para trás.

No Evangelho de hoje Lucas 9, 57-62, O Senhor nos pede para não olharmos pra trás e sim seguir adiante em direção a ele. Não importa o que você fez, ou deixou de fazer, o Senhor te convida com toda a sua misericórdia, larga tudo e me segue. Em nenhum momento ele te condena ou te questiona, como vai a sua vida? O que você tem feito? E aquele seu pecado de estimação?
Mas ele vem com toda a sua misericórdia e simplesmente te convida, vem e segue-me, largue tudo para trás. Largue todos aqueles galhos, tudo aquilo que te prende na hora de servir ao Senhor.
Seja firme e siga em frente, não olhes para trás, aquilo que passou passou, não fique ressentindo, sentindo novamente uma coisa que já se foi, mas pegue seu arado e não olhes para trás.
Quando o Senhor diz, pegue seu arado, ele não quer dizer que dai em diante será tudo fácil, mas que temos muito trabalho pela frente, mas adiante vai o senhor.
Peça para que Maria te ensine a nunca desviar o olhar do Senhor.
Fique com Deus...

Oração do Magnificat (Lc 1, 46-56)


Minha alma glorifica o Senhor, 
Meu espírito exulta de alegria
Em Deus, meu salvador, 
Porque olhou para sua pobre serva. 
Por isso, desde agora, 
Me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, 
Porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso
E cujo nome é Santo. 
Sua misericórdia se estende, de geração em geração, 
Sobre os que o temem. 
Manifestou o poder do seu braço, 
Desconcertou os corações dos soberbos. 
Derrubou do trono os poderosos
E exaltou os humildes. 
Saciou de bens os indigentes 
e despediu de mãos vazias os ricos. 
Acolheu a Israel, seu servo, 
Lembrado da sua misericórdia, 
Conforme prometera a nossos pais, 
Em favor de Abraão e sua prosperidade, para sempre.